O objetivo principal do marketing de relacionamento é construir e/ou aumentar a percepção de valor da marca, de seus produtos e serviços, e a rentabilidade da empresa ao longo do tempo a partir de estratégias de comunicação e de relacionamento propriamente dito com todos os seus stakeholders, integrando suas ações, desde o projeto de um produto ou serviço, desenvolvimento de processos, venda e pós-venda.
Administrar o relacionamento com o cliente serve para que a empresa adquira vantagem competitiva e se destaque diante da concorrência. O objetivo maior torna-se manter o cliente através da confiança, credibilidade e a sensação de segurança transmitida pela organização, construindo relacionamentos duradouros que contribuam para o aumento do desempenho para resultados sustentáveis.
Alguns exemplos efetivos de Marketing de Relacionamento são desenvolvidos através de ações de guerrilha e Buzzmarketing, Eventos Corporativos e campanhas de relações públicas. Nos últimos anos, passaram a fazer parte efetiva de ações de gerenciamento de marcas, presentes desde a comunicação comercial tradicional (em mídias tradicionais), comunicação em ponto de venda, ou em esfera virtual, visto a crescente manutenção de relacionamento entre marcas e consumidores em mídias e redes sociais.
Um exemplo dessa forma de estratégia que está saindo do forno agorinha mesmo é a promoção lançada no último final de semana pelo Guaraná Antártica.
Aproveitando a polêmica do suposto vazamento da fórmula da Coca-Cola, o Guaraná Antarctica prometeu algo que não precisarão cumprir no Facebook.
Se sair os números 1, 2, 3, 4, 5 e 6 na Mega-Sena do dia 23/02, todo mundo que curtiu o post vai ganhar 1000 litros de refrigerante.
Sim, você vai curtir de bobo – como eu – só para a marca ganhar mais fãs em sua página no Facebook, mas lembre-se que a Dr Pepper já fez uma promessa baseada em algo impossível e teve que cumprir: dar uma lata de refrigerante para cada cidadão americano se o Guns n’ Roses lançasse, finalmente, o “Chinese Democracy”.
De qualquer forma, eu gostaria de sugerir pro Guaraná um novo e palpável desafio: “Se 45 mil pessoas curtirem esse post, nós vamos calar a boca da Claudia Leitte nos nossos comerciais”.
Fique ligado, esse tipo de estratégia não renova apenas os índices de valorização de sua marca, como firmam cada vez mais o relacionamento e fidelização de consumidores e usuários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário