quinta-feira, 17 de março de 2011

Como entender a comunicação?

Durante muito tempo comunicação foi compreendida apenas como um processo. Algo que nos diferenciava dos demais animais, aquilo que nos tornava humanos. A primeira tentativa de compreensão do total poder relacionado a esse processo, acontece ainda na antiguidade clássica, através do pensamento filosófico aristotélico e sua preocupação com a retórica. Naquele tempo, a noção de um discurso bem elaborado, foi entendida como vital para a vida pública, política e formação de uma sociedade reflexiva e diferenciada. Durante a idade média, a Igreja católica embasada nesses princípios reconhece mais uma vez na comunicação o poder incisivo de transformação e alienação social e utiliza dela para propagar a fé cristã e firmar sua hegemonia em todo o planeta.
Foi apenas no final do séc. XIX que através de estudos sociológicos, antropológicos e psicológicos que a comunicação foi entendida como fenomenologia social, surgia então a ciência da comunicação social. 
E por que considerá-la um fenômeno? Pois como toda e qualquer ação humana, interfere e modifica as estruturas sociais, estimula o rompimento da inércia de pensamentos e proporciona interfaces de relacionamento entre o objeto humano. Desde então a comunicação social abre ainda mais o seu leque empírico, quando se formata em 3 segmentos básicos de atuação: A Publicidade e Propaganda, o Jornalismo e as Relações Públicas.
Objetivos diferentes, objetos comuns. Nunca estiveram tão interligadas quanto nos últimos tempos. 
O desafio moderno é conceber um conceito único de comunicação, o entendimento de que não basta comunicar, devemos saber a quem comunicar, como fazer, e perceber que o consumidor adquiriu tanto conhecimento sobre a área, que não é aquela massa inerte e vazia como pregavam os téoricos da Escola crítica Frankfurtiana, e sim um público em total e constante transformação, que modifica seus gostos e identificações constantemente, e busca acima de tudo a obtenção do prazer e realização máxima pessoal de uma sociedade hedonística. 
Comunicar deve ser visto como uma experiência, como um investimento de relacionamento de longo prazo, afinal, não se constroem marcas da noite para o dia.

Alex do Nascimento
Atendimento e Planejamento Z. Comunic

Nenhum comentário:

Postar um comentário