sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Segundo dia de festival, e a grande surpresa da palestra MUDA.

O segundo dia do festival, quinta-feira foi marcado com painéis interessantes.
Durante a manhã, Mauren Motta (ex apresentadora do Patrola); Junior Maicá, criador do portal O bairrista; Ricardo Noblat, colunista do Jornal O Globo; Marcelo Rech, diretor geral do Grupo RBS, falaram sobre a importância do Jornalismo Digital, e como o posicionamento da função informativa também passa por modificações nesse novo cenário.
Seguindos os painéis, a temática apresentada foi o Cinema, a produção audiovisual e poder das histórias representadas em nossas telas, apresentadas pelos debatedores:
Painelistas:
João Daniel Tikhomiroff – Presidente da Mixer e Cineasta
Zé Pedro Goulart – Cineasta e Fundador da Produtora Mínima
João Jardim – Cineasta

Debatedores:
Rodrigo Pinto – Sócio-diretor de Criação da Paim
Rodrigo Cámara – Clemente & Cámara Associados
Mediador:
Marsal Branco – Coordenador do Curso de Jogos Digitais da Feevale
Durante esse painel, várias vezes foi destacado a importância de se contar e retratar histórias, ao invés de se estabelecer uma linguagem técnica ou comercial, como uma estratégia de relevância para a vida das pessoas, ou seja, a propaganda cada vez mais, deve ser vista como entretenimento, como algo prazeroso para o consumidor e não como uma interrupção do seu espaço de lazer.
Já o painel  “Ideias made in Brazil”  apresentado pelos painelistas:
Guga Ketzer – Sócio e Vice Presidente de Criação da LODUCCA
Ícaro Dória – Diretor de Criação da Wieden + Kennedy

Debatedor:
Marcello Corrêa Petrelli – Vice-Presidente Executivo Grupo RIC SC
Regis Montagna – Diretor de Arte da ESCALA Comunicação
Carlos Saul Duque – Vice Presidente Criativo da Dez Comunicação
Mediador:
Gerson Lattuada – Redator da Paim Comunicação 
Falou da importância do profissional da nova geração da propaganda, de estar preparado para trabalhar não apenas para o Brasil, mas pelo Brasil, expandindo nossas ideias para clientes mundiais. Devemos ser plurais em todos os sentidos, e nos instigar a romper nossas barreiras culturais e procurar mercados exteriores.

 O Painel: “A nova era: envolvimento, colaboração e engajamento” , que tinha como painelistas:
Lucas Mello – Presidente da LiveAD
Helder Araújo - Sócio Webcitizen
João Carvalho – Sócio Diretor da Pontomobi
Romero Rodrigues – Fundador do BuscaPé
Mediador:
Léo Prestes – Criativo da W3Haus

Falou da importância colaborativa nas agências de propaganda, cada dia mais multidisciplinares, e da vitalidade de ideias compartilhadas, que crescem e são melhoradas em um processo de sequência e participação. Falou-se da necessidade de olhar para o mercado e buscar entender as percepções e necessidades dos micro e macros ambientes, para que desses pontos surjam ideias de impacto e que realmente surtam a diferença.

Mas de longe, a palestra que mais surpreendeu nesse festival, ficou a cargo do Doutor em Comunicação Dado Schneider, “O consumidor muda! A palestra muda!”. 

Graduado em Comunicação e Pós-graduado em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre e Doutor em Comunicação pela PUC-RS. Tem 33 anos de experiência em Marketing, Comunicação e Criatividade, nas empresas CLARO, DM9, RBS, MPM, OGILVY, DCS entre outras. Tem 26 anos de experiência como professor de UFRGS, PUC-RS, Universidade Fernando Pessoa (cidade do Porto/Portugal), UNIFACS (Salvador/BA) entre outras. E, atualmente, é Professor no MBA e Pós-Graduação da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing/RS) e palestrante internacional. 
Dado simplesmente nos surpreendeu com uma palestra MUDA... Isso mesmo MUDA... ELE sobe ao palco, liga um SOUNDTRACK, inicia uma sequência perfeita de SLIDES que diziam exatamente tudo o que nós (público) estavamos pensando. Sem falar uma palavra, ele conseguiu fazer com que a gente refletisse, interagisse, sorrisse, se emocionasse e vivenciasse a palestra TOTALMENTE, INTEGRALMENTE. Era esse o objetivo, ele apenas fazia caras e bocas sensacionais, que nos levavam a altas gargalhadas.  Quando a palestra chegou no assunto consumidor, o doutor começou a falar, e conseguiu mais uma vez deixar todos de boca-aberta! Nos deu a dica de investigar e pesquisar a fundo a nova geração decisora de compras: a geração Z (crianças até 12 anos que já nasceram hi-fi). Falou para irmos paras ruas e sairmos das agências para pesquisar os consumidores. Uma palestra tão boa que esgotou o tempo, lotou o Serra Park, e ainda pelo pedido do público continuou além do prazo do tempo estipulado. Dado falou sobre o perfil do profissional da nova era da comunicação, falou de suas experiências e conseguiu ser a grande estrela do festival.

Amanhã tem o release do último dia... Aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário