O logotipo é a principal
representação gráfica de uma empresa. Mas quanto as companhias - ou até
mesmo cidades - chegam a investir para buscar esta identidade? Pensando
nisso, o site americano Stock Logos listou os valores dos principais logotipos do mundo - que chegam a custar até US$ 211 milhões.
Dentre
os logos presentes na lista, o da petroleira BP é o mais caro, já que o
desenvolvimento do produto - que foi redesenhado em 2008 - custou cerca
de US$ 211 milhões.
Em segundo lugar ficou a Accenture, que pagou cerca
de US$ 100 milhões para a empresa Landor Associates desenvolver um
logotipo no ano de 2000.Mas nem todos os logotipos
de sucesso custaram fortunas às grandes corporações.
O logo da Nike foi
concebido em 1975 por Carolyn Davidson por US$ 35. O preço só incluiu o
design, que passou por várias reformulações, mas manteve o conceito
original. Mais tarde, a Nike deu 500 ações para o designer, que
atualmente valem cerca de US$ 600 mil.
O Twitter também gastou pouco com
a sua representação gráfica, investindo apenas US$ 15.Já
o logo da Coca-Cola foi criado em 1885 e não teve custos à empresa. O
tipo de letra utilizado era a forma dominante da escrita formal nos EUA
durante esse período e, apesar de diversas mudanças, se mantém até hoje.
O Google também foi outra empresa que não gastou nada com o logotipo.
Ele foi projetado em 1998 por Sergey Brin - um dos fundadores da
companhia. Apesar de ter sido aperfeiçoado, o logotipo ainda mantém o
conceito original intacto.Dentre as
cidades, Londres pagou US$ 625 mil para que Wolff Ollins desenvolve-se,
em 2007, o logo para os Jogos Olímpicos de 2012. A quantia é a mesma
gasta por Melbourne, na austrália, no desenvolvimento de uma
representação gráfica para a cidade.
Fonte: Terra Economia.
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