O último dia do festival começou com a palestra do nosso amigo do CQC, Marcelo Tas. Como sempre, muito bem humorado, levantou o ânimo da galera numa manhã gelada de gramado.
Marcelo Tas subiu ao palco do Serra Park na manhã desta sexta-feira (2) para abrir o último dia do Festival de Publicidade de Gramado. A palestra do apresentador do CQC, umas das mais aguardadas do evento, abordou as redes sociais e suas virtudes e efeitos colaterais.
Tas começou sua palestra comparando a educação que recebeu e a educação nos dias atuais. “Quando eu fui aluno, o professor era o único provedor de informação, e hoje em dia há inúmeros provedores”, disse. Para ele, as crianças de hoje, que serão os consumidores do futuro, não podem ser enganadas.
O Painel: “Redes Sociais: virtudes e efeitos colaterais da nova comunicação digital” era composto da seguinte forma:
Palestrante:
Marcelo Tas – Apresentador do Programa CQC
Debatedores:
Everson Klein – Co- Fundador da Agência Boca
Zeca Honorato – Diretor da Agência AMA
Mediadora:Grace Meurer – Diretora de Criação da DCS
Os debatedores falaram da importância das redes sociais na disseminação e difusão de informação, ideias e opinião. Na verdade, salientaram que esses meios funcionam como mecanismos gratuitos de pesquisa de opinião para marcas e empresas. Falaram também sobre os efeitos colaterais dessa nova comunicação considerada digital, nos salientando que o digital, não está apenas no computador, e sim em tudo aquilo que é mobile.
O Painel: “Onde estão as ideias na propaganda?” foi o sucessor da manhã, grandes nomes figuraram nessa palestra, como os representantes de agências nacionais como Fischer e a DM9DDB.
Painelistas:
Mário D’Andrea – Sócio da Fischer & Friends
Sérgio Valente – Presidente da DM9DDB
Debatedores:
Claudia Schroeder – Diretora de Criação da Martins + Andrade
Eduardo Axelrud – Diretor de Criação da Escala
Germán Puerta-Zuluaga – Diretor da Pezeta PublicidadMauro Dorfman – Presidente da Dez Comunicação
O painel nos demonstrou inúmeras fontes de ideias para a propaganda moderna. Hoje em dia, tudo é fonte de ideia, de inspiração. Na verdade, nossa maior fonte de inspiração deve ser o nosso CONSUMIDOR, pois as histórias que a propaganda vai contar, devem ser direcionadas à ele, familiares. A grande dica desses dois super publicitários é a de ousar, sair da zona de conforto e procurar insights e estímulos em qualquer fonte de contato entre a marca e o consumidor.
O painel "O país do Esporte. Um novo País?" Falou da importância dos eventos esportivos como a Copa e a Olimpíada para o Brasil. Como esses eventos irão representar PULL e PUSH em investimentos publicitários e serão oportunidades para os profissionais atuarem e
mostrarem os seus talentos.
Após esses painéis, houve a premiação nas categorias profissionais e universitária, um dos grandes destaques foi o VT criado pela LODUCA para a MTV, aquele dos balões que certa vez já postei aqui no blog. E o encerramento ficou a cargo da equipe de Whatever da PERESTROIKA que finalizou o evento com a importância sobre o Fazer > Dizer.
O festival para mim foi algo perfeito, uma fonte de experiências, de trocas... Vale muito a pena, até mesmo porque conseguimos sondar o mercado, e perceber que mesmo no interior a gente faz o que grandes centros e o que grandes especialistas aconselham em comunicação. Com certeza estarei lá no próximo festival!
Nenhum comentário:
Postar um comentário