sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Crowdsourcing, esse desconhecido!

A esta altura você já deve ter selecionado mais uma parte do seu disputado cérebro para guardar uma outra definição de ferramenta que vem por aí. O crowdsourcing é um modelo de produção, mas não é assim tão novidade, como vendem algumas empresas. Este mesmíssimo site que vos fala usa o conceito desde sempre. Segundo uma outra notória fonte que usa e abusa das multidões, a Wikipedia, o crowdsourcing usa “conhecimentos coletivos e voluntários” para “resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias”. Ou seja, a produção “não profissional” de conteúdo, que começou com a popularização das páginas e do acesso na internet, ganhou embalo na Web 2.0 e hoje sustenta a maior parte dos grandes projetos digitais. Me fala aí um conteúdo, fora o Termo de Uso, que o pessoal do Facebook tenha produzido.
Algumas empresas exploram muito bem o recurso. Entre elas o iStockPhoto, que percebeu que, a partir da câmera digital, não era mais questão de qual foto, mas de quantas fotos. Ganha quem procura, com maior repertório, ganha quem produz, mas agora na quantidade.
Para entender a produção pelas massas, é interessante citar a diferença entre cooperação e colaboração. Quando cooperam, duas ou mais partes usam recursos similares, mas têm diferentes objetivos. Elas se ajudam até onde os atingem. Na colaboração, cada parte entra com sua diferente contribuição, mas todos têm um objetivo em comum. Exemplos: os projetos Open Source costumam ser cooperativos e os de conclusão de tarefas, como os de concursos de ideias, colaborativos.
70% do conteúdo consumido vem das multidões.
Falando nisso, mal entrou na criatividade e o crowdsouring já gera polêmica. Sites como o Crowdspring, entre outros, fazem o que alguns chamam de leilão de design e chegam a receber dezenas de propostas e oferecer algumas centenas de dólares, em média, por um logo. Destaca também pacotes do tipo “100 nomes para sua empresa ou seu dinheiro de volta”. O argumento de defesa é que, assim como aquele de que um MP3 faz comprar CDs, os designers ganham trabalhos maiores depois. E que o site torna o design mais acessível a empresas pequenas e sem fins lucrativos. A minha opinião vai com a da dona Maria, da barraca de verduras: você recebe o pelo que paga. Mas não dá pra ficar só reclamando: já tem gente fazendo, e muita gente.
Espécie de “bússola da recompensa” apresentada por Shaun Abrahamson. “Egoboo” seria algo como status
O fato é: toda mudança de comportamento traz diferentes tipos de reação. A Jovoto, por exemplo, também trabalha no esquema concurso, mas com alguns extras na ferramenta, e estampa clientes como Coca-Cola e Starbucks. No meio termo, vemos a Mutopo (que está no Brasil), que trabalha, segundo diz, com “Produção Social”, e a novíssima Giant Hydra, montada bem no estilo atual de agência, com o um diretor de criação para os jobs. O Ignacio Oriamuno, falou da Giant Hydra no NBC 2011.
A Mutopo pensou muito bem seu conceito. Vale dar uma espiada no slideshare (telas e áudio em inglês):

Causing Mass Collaboration
View another webinar from Shaun Abrahamson
Nessa semana, ouvi uma explicação do Luke Beatty, VP do Yahoo!, sobre a nova ferramenta que vai ser lançada em segunda mão no Brasil ate o final do ano, a Yahoo! Rede de Contribuidores, que só existe nos EUA. O Yahoo! vai apostar na criação de conteúdo local, que seja mais relevante, e este vai estar lado a lado com o conteúdo profissional (agências de notícias, veículos). E quem contribuir vai ser recompensado em dinheiro, assim como no modelo americano. Luke e Craig Abruzzo eram os dois sócios da Associated Content, que foi comprada pelo Yahoo e serviu de base para o Contributor Network do portal. Luke diz que cerca de 70% do conteúdo que consumimos hoje vem do crowdsourcing. Não tem mais volta.

Que a unanimidade é burra, todo mundo já sabe. Mas ninguém sabe ainda qual o tamanho da inteligência das multidões. E, principalmente, como lidar com isso. Vale relembrar um projeto criativo absolutamente fantástico que usou muito bem o conceito, aliado à criatividade: The Johnny Cash Project.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Be Creative: Draw a Stickman.

Hoje acabamos conhecendo um site muito legal, um verdadeiro estímulo a criatividade: BE CREATIVE - DRAW A STICKMAN.

Isso mesmo, desenhe um homenzinho de palito.
Depois o seu próprio homenzinho de palito irá te sugerir os próximos desenhos e ações!
Pratique você também... BE CREATIVE... www.drawastickman.com

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Eu sou do sul...

Amanhã é um dia super importante para todos os gaúchos, por isso, a Z não podia esquecer de prestar uma singela homenagem ao nosso povo, assim como a Colombo que aprovou esse belo comercial, e homenageia a todos nós em rede nacional.


Feliz 20 de Setembro a todos os gaúchos de todas as querências!!!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O Bom consumidor.



E aí, você concorda com isso? Ou será que hoje em dia não seria melhor caracterizar nosso consumidor como:

" Seu cliente não lhe pertence, ele apenas FICA com você enquanto estiver BOM! Mas EXPERIMENTA outros, mesmo estando bem atendido." (Dado Schneider)

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Golden Tour lança viagem para NEW YORK.

Na noite de ontem, 13 de Setembro, a Golden Tour lançou mais uma viagem para NY.
A festa de lançamento aconteceu no Hotel Fórmula 4 e os convidados aproveitaram o clima descontraído da "cidade que nunca para".
Confira algumas fotos do evento:



 

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Equipe da Z no lançamento da EXPOIJUI FENADI 2011.

Na noite de sexta-feira, 09 de setembro, aconteceu o lançamento oficial da campanha da EXPOIJUI FENADI 2011. 
Esse ano, trouxemos algumas novidades para a campanha, como o VIAJANTE que pegou todo mundo de surpresa durante o cerimonial de lançamento da feira, e o PASSAPORTE EXPOIJUI FENADI 2011, um concurso cultural que irá sortear uma viagem para um dos países representado pelas etnias de nosso parque de exposição. 
Para saber mais sobre a campanha basta acessar o site da EXPOIJUI FENADI 2011 e também ao blog do VIAJANTE, que trará notícias, fotos, novidades e postagens sobre a campanha e o dia-dia da feira.
Durante o evento também foi apresentado as peças eletrônicas e as peças gráficas que irão compor o mix de divulgação da campanha para este ano.
 Alex e Cláudia
 Alex, Janni, Ediana, Rafael, Cláudia e Robson.
 Ediana e Janni.
 Janni e Roseane Barbian (fotógrafa)
 Equipe da Z Comunic

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

INAUGURAÇÃO LOJA SYNAAGRO EM CRUZ ALTA

A Synaagro, que possui sua matriz em Ijuí,  atuando na área agricola há 4 anos, e já está presente em São Luiz Gonzaga, inaugurou na noite de terça-feira, mais uma filial.

Em amplas e modernas instalações, na Avenida Saturnino de Brito, a Synaagro chega à Cruz Alta, com parcerias fortes como a empresa Analys,Dow AgroSciences,Tatu, e muitas outras do segmento agrícola.
Os diretores Cláudio Amorim dos Santos, Armando Petinelli e Adão Fernando Portinho Carpes falaram aos presentes, enfatizando a importância das parcerias, e do forte relacionamento mantindo entre a empresa e seus clientes.

Durante estes 4 anos, a Synaagro tem proporcionado um grande diferencial aos clientes,através de palestras, cursos, viagens pelo Brasil, e ao exterior como Buenos Aires, e também ao Caribe, além de possuir uma equipe qualificada e em total sintonia com o mercado agrícola.
Muitas pessoas compareceram à noite, com o salão lotado, e uma deliciosa feijoada, a Synaagro celebrou em grande estilo sua chegada à terra de Érico Veríssimo.
Ainda durante a semana, na sexta feira, dia 9, inaugura também uma nova filial na cidade de Soledade.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

A diferença entre as gerações.

Muito se fala em geração X, Y ou Z. Mas realmente todos sabem o seu significado? A Geração X compreende a faixa mais "velha" do mercado, a geração das experiências vividas e individualizadas. Essa faixa do mercado cresce a cada dia, caracterizada por relações monocanais, fidelização a marca e baixa mobilidade de escolha.

Já a geração Y, marca uma faixa jovem do mercado, um nicho de transição, que vivenciou o analógico mas também evoluiu para o digital. É uma faixa mutável, indecisa, e transitória. Compreende jovens de 16 a 35 anos.

E a geração Z, compreende a faixa mais imatura do mercado, um nicho oriundo da era digital, que nasce submerso nessa realidade e nesses processos. É conhecida como Z pois vive um eterno Zig- Zag. Multicanal, multifuncional, e sem identificações é caracterizada por mobilidade e diversidade de pensamentos.

domingo, 4 de setembro de 2011

Último dia do festival: Marcelo Tas agita a galera.


O último dia do festival começou com a palestra do nosso amigo do CQC, Marcelo Tas. Como sempre, muito bem humorado, levantou o ânimo da galera numa manhã gelada de gramado.




Marcelo Tas subiu ao palco do Serra Park na manhã desta sexta-feira (2) para abrir o último dia do Festival de Publicidade de Gramado. A palestra do apresentador do CQC, umas das mais aguardadas do evento, abordou as redes sociais e suas virtudes e efeitos colaterais.

Tas começou sua palestra comparando a educação que recebeu e a educação nos dias atuais. “Quando eu fui aluno, o professor era o único provedor de informação, e hoje em dia há inúmeros provedores”, disse. Para ele, as crianças de hoje, que serão os consumidores do futuro, não podem ser enganadas.


O Painel: “Redes Sociais: virtudes e efeitos colaterais da nova comunicação digital” era composto da seguinte forma:



Palestrante:
Marcelo Tas – Apresentador do Programa CQC
Debatedores:
Everson Klein – Co- Fundador da Agência Boca
Zeca Honorato – Diretor da Agência AMA
Mediadora:Grace Meurer – Diretora de Criação da DCS


Os debatedores falaram da importância das redes sociais na disseminação e difusão de informação, ideias e opinião. Na verdade, salientaram que esses meios funcionam como mecanismos gratuitos de pesquisa de opinião para marcas e empresas. Falaram também sobre os efeitos colaterais dessa nova comunicação considerada digital, nos salientando que o digital, não está apenas no computador, e sim em tudo aquilo que é mobile.






O Painel: “Onde estão as ideias na propaganda?” foi o sucessor da manhã, grandes nomes figuraram nessa palestra, como os representantes de agências nacionais como Fischer e a DM9DDB.



Painelistas:
Mário D’Andrea – Sócio da Fischer & Friends
Sérgio Valente – Presidente da DM9DDB
Debatedores:
Claudia Schroeder – Diretora de Criação da Martins + Andrade
Eduardo Axelrud – Diretor de Criação da Escala
Germán Puerta-Zuluaga – Diretor da Pezeta PublicidadMauro Dorfman – Presidente da Dez Comunicação




O painel nos demonstrou inúmeras fontes de ideias para a propaganda moderna. Hoje em dia, tudo é fonte de ideia, de inspiração. Na verdade, nossa maior fonte de inspiração deve ser o nosso CONSUMIDOR, pois as histórias que a propaganda vai contar, devem ser direcionadas à ele, familiares. A grande dica desses dois super publicitários é a de ousar, sair da zona de conforto e procurar insights e estímulos em qualquer fonte de contato entre a marca e o consumidor.

O painel "O país do Esporte. Um novo País?" Falou da importância dos eventos esportivos como a Copa e a Olimpíada para o Brasil. Como esses eventos irão representar PULL e PUSH em investimentos publicitários e serão oportunidades para os profissionais atuarem e
mostrarem os seus talentos.



Após esses painéis, houve a premiação nas categorias profissionais e universitária, um dos grandes destaques foi o VT criado pela LODUCA para a MTV, aquele dos balões que certa vez já postei aqui no blog. E o encerramento ficou a cargo da equipe de Whatever da PERESTROIKA que finalizou o evento com a importância sobre o Fazer > Dizer.

O festival para mim foi algo perfeito, uma fonte de experiências, de trocas... Vale muito a pena, até mesmo porque conseguimos sondar o mercado, e perceber que mesmo no interior a gente faz o que grandes centros e o que grandes especialistas aconselham em comunicação. Com certeza estarei lá no próximo festival!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Segundo dia de festival, e a grande surpresa da palestra MUDA.

O segundo dia do festival, quinta-feira foi marcado com painéis interessantes.
Durante a manhã, Mauren Motta (ex apresentadora do Patrola); Junior Maicá, criador do portal O bairrista; Ricardo Noblat, colunista do Jornal O Globo; Marcelo Rech, diretor geral do Grupo RBS, falaram sobre a importância do Jornalismo Digital, e como o posicionamento da função informativa também passa por modificações nesse novo cenário.
Seguindos os painéis, a temática apresentada foi o Cinema, a produção audiovisual e poder das histórias representadas em nossas telas, apresentadas pelos debatedores:
Painelistas:
João Daniel Tikhomiroff – Presidente da Mixer e Cineasta
Zé Pedro Goulart – Cineasta e Fundador da Produtora Mínima
João Jardim – Cineasta

Debatedores:
Rodrigo Pinto – Sócio-diretor de Criação da Paim
Rodrigo Cámara – Clemente & Cámara Associados
Mediador:
Marsal Branco – Coordenador do Curso de Jogos Digitais da Feevale
Durante esse painel, várias vezes foi destacado a importância de se contar e retratar histórias, ao invés de se estabelecer uma linguagem técnica ou comercial, como uma estratégia de relevância para a vida das pessoas, ou seja, a propaganda cada vez mais, deve ser vista como entretenimento, como algo prazeroso para o consumidor e não como uma interrupção do seu espaço de lazer.
Já o painel  “Ideias made in Brazil”  apresentado pelos painelistas:
Guga Ketzer – Sócio e Vice Presidente de Criação da LODUCCA
Ícaro Dória – Diretor de Criação da Wieden + Kennedy

Debatedor:
Marcello Corrêa Petrelli – Vice-Presidente Executivo Grupo RIC SC
Regis Montagna – Diretor de Arte da ESCALA Comunicação
Carlos Saul Duque – Vice Presidente Criativo da Dez Comunicação
Mediador:
Gerson Lattuada – Redator da Paim Comunicação 
Falou da importância do profissional da nova geração da propaganda, de estar preparado para trabalhar não apenas para o Brasil, mas pelo Brasil, expandindo nossas ideias para clientes mundiais. Devemos ser plurais em todos os sentidos, e nos instigar a romper nossas barreiras culturais e procurar mercados exteriores.

 O Painel: “A nova era: envolvimento, colaboração e engajamento” , que tinha como painelistas:
Lucas Mello – Presidente da LiveAD
Helder Araújo - Sócio Webcitizen
João Carvalho – Sócio Diretor da Pontomobi
Romero Rodrigues – Fundador do BuscaPé
Mediador:
Léo Prestes – Criativo da W3Haus

Falou da importância colaborativa nas agências de propaganda, cada dia mais multidisciplinares, e da vitalidade de ideias compartilhadas, que crescem e são melhoradas em um processo de sequência e participação. Falou-se da necessidade de olhar para o mercado e buscar entender as percepções e necessidades dos micro e macros ambientes, para que desses pontos surjam ideias de impacto e que realmente surtam a diferença.

Mas de longe, a palestra que mais surpreendeu nesse festival, ficou a cargo do Doutor em Comunicação Dado Schneider, “O consumidor muda! A palestra muda!”. 

Graduado em Comunicação e Pós-graduado em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre e Doutor em Comunicação pela PUC-RS. Tem 33 anos de experiência em Marketing, Comunicação e Criatividade, nas empresas CLARO, DM9, RBS, MPM, OGILVY, DCS entre outras. Tem 26 anos de experiência como professor de UFRGS, PUC-RS, Universidade Fernando Pessoa (cidade do Porto/Portugal), UNIFACS (Salvador/BA) entre outras. E, atualmente, é Professor no MBA e Pós-Graduação da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing/RS) e palestrante internacional. 
Dado simplesmente nos surpreendeu com uma palestra MUDA... Isso mesmo MUDA... ELE sobe ao palco, liga um SOUNDTRACK, inicia uma sequência perfeita de SLIDES que diziam exatamente tudo o que nós (público) estavamos pensando. Sem falar uma palavra, ele conseguiu fazer com que a gente refletisse, interagisse, sorrisse, se emocionasse e vivenciasse a palestra TOTALMENTE, INTEGRALMENTE. Era esse o objetivo, ele apenas fazia caras e bocas sensacionais, que nos levavam a altas gargalhadas.  Quando a palestra chegou no assunto consumidor, o doutor começou a falar, e conseguiu mais uma vez deixar todos de boca-aberta! Nos deu a dica de investigar e pesquisar a fundo a nova geração decisora de compras: a geração Z (crianças até 12 anos que já nasceram hi-fi). Falou para irmos paras ruas e sairmos das agências para pesquisar os consumidores. Uma palestra tão boa que esgotou o tempo, lotou o Serra Park, e ainda pelo pedido do público continuou além do prazo do tempo estipulado. Dado falou sobre o perfil do profissional da nova era da comunicação, falou de suas experiências e conseguiu ser a grande estrela do festival.

Amanhã tem o release do último dia... Aguardem.

Mecautor inaugura sua nova loja em Ijuí.


Na noite de quinta-feira, 01 de setembro a Mecautor inaugurou em Ijuí a sua nova loja. Muito mais ampla e moderna, a nova loja tem a proposta de oferecer o melhor atendimento, serviços e produtos aos seus clientes,  além da tecnologia, design e versatilidade dos automóveis da Volkswagen.
A rede, que possui matriz em Santo Ângelo e filiais aqui em Ijuí e também em Cerro Largo é uma empresa que sabe exatamente aonde quer levar os seus clientes. Levá-los a satisfação.
Empresas como a Mecautor compreendem a dimensão dos sonhos de seus clientes, conhecem seus desejos, e colocam a sua disposição toda a habilidade e expertise de sua equipe, o potencial de seus produtos e a qualidade de seus serviços à disposição da realização desses sonhos.  Uma nova estrutura projetada para atender integralmente as necessidades de  seus  clientes.
A nova MECAUTOR está na BR 285, kM 445. (Em frente ao Posto Nossa Casa).
Confira algumas fotos do evento e conheça a nova estrutura da Mecautor através do hotsite www.mecautor.com.br/ijui 






quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Onde está a IDEIA?


Essa é a pergunta tema que estimula os profissionais da comunicação, especialmente os publicitários participantes da edição de 2011 do Festival Mundial de Publicidade de Gramado a reflexão.  Na noite de ontem, 31 de agosto abria oficialmente a 18ª edição do festival que atrai profissionais e estudantes de toda a América Latina, e figura como um dos mais representativo festivais da área.
Esse ano, eu, Alex do Nascimento, planner (planejamento/atendimento) da Z Comunic embarquei nessa aventura de participar dessa experiência. Aliás, EXPERIÊNCIA é a palavra, termo ou conceito da nova era da comunicação. Nunca se falou tanto em um termo como esse, com infinitas possibilidades de emprego e significados. Na primeira noite do festival isso não foi diferente. Experiência é o conceito que deve ser transpirado pelas marcas para se obter sucesso em um mercado cada vez mais competitivo. O próprio conceito foi transposto por alguns estandes de patrocinadores do evento como o do grupo RBS que possibilita ao participante do evento, fotografar e postar simultaneamente uma foto tirada no estande através de um painel interativo sua fotografia em suas redes sociais como facebook ou twitter.
Mas o que mais me chamou atenção nessa primeira noite, não foi essa artimanha tecnológica, bem pelo contrário, foram os sábios questionamentos e reflexões apresentadas pelo presidente da ALAP, sr. João Firme de Oliveira que nos lembrou da importância e do papel imprescindível da propaganda e do publicitário para a sociedade moderna.   Ele nos lembra que publicidade é o casamento  entre a arte e o mercado, e que todo publicitário tem, e deve ter alma e essência de artista. O grande desafio do profissional é a INOVAÇÃO, e não a linguagem.  Vale salientar que o conceito uníssono que impera é que para a nova geração de consumidores IMAGEM e SENSAÇÕES são os conceitos fundamentais.

Em seu discurso extremamente bem elaborado, que inclusive gerou conversas paralelas e elogios entre os que me rodeavam, ele lembra da citação de Nizan Guanaes durante a edição passada do festival: “ O sucesso não é uma meta, mas uma mera consequência “ .
Já o presidente do Festival, o sr. Roberto Callage começou sua palestra nos lembrando da tríade básica da publicidade: Conteúdo | Ideia | Criatividade.
Nesse sentido, ele nos lembra que a propaganda e a publicidade fazem parte da vida das pessoas, dos processos culturais de cada sociedade, embora diferentemente de épocas passadas, o novo consumidor, agora além de consumir a informação também produz ela. Ou seja, rompemos as barreiras entre o off-line e o on-line.
Quanto a escassez de ideias característica de nosso tempo, o palestrante nos lembra: “ Sem ideias saímos do nada para o lugar algum”.
Já Luiz Lara, presidente e sócio da Lew’Lara (campanhas como a do Pônei Maldito da Nissan, Naldecon)  grande palestrante da noite, começa instigando quanto à necessidade do profissional da comunicação ser curioso, para ele, devemos saber questionar mais, do que apenas responder.

Ele nos lembra que os desejos ou aspirações de consumo das pessoas, são necessidades de aceitação. Somos e usamos marcas o tempo todo, por amarmos marcas, e confiarmos em marcas.
Nesse cenário a publicidade tem como função conectar a marca ao consumidor.
Ele nos revela que pesquisas demonstram que o atributo informação e preço não são decisivos no ato de compra através do estimulo publicitário, e sim pela criatividade e pela conexão da marca com o consumidor. A propaganda deve ser um reforço para a identidade da marca, e como um facilitador na decisão de compra e de relevância  na vida da pessoa.  A propaganda deve criar um diálogo com o consumidor, afinal, hoje em dia com as redes sociais, é muito mais interessante estimular que o teu consumidor queira fazer parte da história que é contada por uma marca, do que simplesmente degluti-la.
Para ele a marca é o maior ativo de uma empresa, por isso o trabalho de gestão, deve iniciar internamente, no que chamamos de Brand Inside, ou Brand Indoor.
Na era da Experiência muitas vezes uma campanha não inicia com uma peça em mídia tradicional, mas sim com um evento, ou com uma ação de guerrilha.
Ele também fala do modelo de gestão e de trabalho de sua agência que nos últimos anos desponta como uma das mais importantes no cenário nacional, para ele as agências modernas devem se reposicionar no mercar como CONSULTORAS ESTRATÉGICAS, abrigando serviços e profissionais interdisciplinares para melhor atenderem as demandas do mercado.
Amanhã posto mais novidades sobre o festival! Aguardem...