segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Merchandising e TIE-IN como usar esses nomes corretamente.

Os anunciantes de varejo utilizam com muita frequência o famoso Merchandising, que geralmente está inserido dentro de algum programa de TV ou novela, filme, etc. Nesse caso de anúncio a palavra Merchandising está errada, isso mesmo errada, o nome correto para esse tipo de anúncio é TIE-IN, pois Merchandising é outro módulo de divulgação.
Merchandising ele existe e é usado no PDV (Ponto de Venda), pois Merchandising é uma demonstração do produto onde o consumidor tem contato físico com o produto, ele pode pegar, pode provar, pode tirar dúvidas e etc. Já o TIE-IN ele é inserido em um programa de TV, novela ou filme e o consumidor não tem contato físico tem somente o contato visual do produto.
A palavra Merchandising surgiu na extinta época da ditadura militar onde era proibido fazer propaganda na TV, e para conseguir fazer divulgação de produto os publicitários colocavam-os em novelas e programas de TV para o governo não censurar, pois se tratava de propaganda. Foi dado o nome de Merchandising, para despistar a censura e a partir daí o nome Merchandising virou uma convenção e é usado para tudo e o nome TIE-IN é esquecido.
Segue abaixo alguns vídeos do que é TIE-IN e o que é Merchandising:
Isso é TIE-IN :
O título do vídeo é Merchandising, mas na verdade é TIE-IN.
Isso é Merchandising:

Esse último vídeo é uma amostra do que é realmente Merchandising, esse vídeo mostra uma das formas de merchan, porém existem outras formas como, por exemplo, amostra grátis do produto sendo distribuído no PDV e etc.

Um comentário:

  1. Bacana! Bem explicado e com exemplos reais! Veio na hora certa! Estava procurando hoje mesmo uma resposta para "O que é Tie-in?" e encontri o blog de vocês! Gostei!

    ResponderExcluir