quinta-feira, 9 de junho de 2011

Pensando em varejo.

O branding é entendido como o elo de todos os elementos que compõem a relação da loja e da empresa com o consumidor (Serrentino, 2007, p.17)

O varejo precisa pensar em soluções, trabalhar a oferta e o formato com a lógica de compra do consumidor, criar uma loja que intereja com o cliente e sintonize-se com o seu processo de compra e sua hierarquia decisória.
A  estratégia no negócio do varejo deve dar o caminho para a busca de respostas de questões com: qual o cliente? Com que produtos? Que nível de serviço? Qual a proposta de valor?
A maior tentação em um negócio de varejo é buscar ser tudo para todos, o que cria inevitáveis fragilidades e falta de direcionamento. Os negócios precisam ter posicionamento e proposta de valor claramente definidos e alcançar um grau de relevância e preferência para um grupo significativo de consumidores que se indentifiquem com a marca. Esse processo implica renúncias, clareza de visão e direcionamento estratégico, que possibilitem nortear o processo de INOVAÇÃO.
Isso permite à loja migrar para o patamar de marca, que por sua vez, torna-se ativo estratégico quando consegue exprimir de maneira simples e direta todos os elementos do negócio que interagem com os clientes.
Por fim, se uma marca é um elo emocional que uma organização estabelece com seu cliente (que resulta no firmamento de um pacto de retribuição) nada mais claro do que tornar a organização de varejo em um ativo de resultados empresariais como uma marca. Por isso, fica a dica: Pense na sua organização como uma marca, como uma lembrança indispensável na vida de seu consumidor, dessa forma todas as sua ações serão focadas e direcionadas a um único público, o seu consumidor.

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